Entre os dias 5 e 8 de dezembro, Londrina foi palco de um dos mais importantes eventos de inovação da região: o Festival Internacional de Inovação de Londrina (FIIL). Organizado pela Estação 43 e apoiado por diversas governanças regionais, o FIIL reuniu diferentes setores do ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo, tornando-se um espaço dinâmico para a troca de conhecimento e o fortalecimento de parcerias.

A Governança de Inovação de Arapongas, Ninhotech, marcou presença no evento. Entre os expositores, destaque para a startup araponguense IndieExpert, especializada em análise de dados, que apresentou suas soluções inovadoras ao público durante todos os dias do festival.

Um dos pontos altos da programação foi a premiação dos finalistas do Hackathon Health Tech, realizado entre 8 e 10 de novembro na Santa Casa de Londrina. A solução vencedora foi a Nursetalk, idealizada por Ana Paula Cruz, Thiago Lopes e Giovani Ribeiro. A ferramenta, baseada em inteligência artificial, auxilia equipes multidisciplinares no ambiente hospitalar, otimizando processos e melhorando a qualidade do atendimento.

Já entre 6 e 8 de dezembro, o FIIL sediou o primeiro Hackathon SmartCities, cujo resultado surpreendeu pela inovação das propostas. A equipe vencedora foi a GuardEye,  idealizada por, Thiago Lopes, Giovani Ribeiro e Ana Paula Cruz. A solução utiliza reconhecimento facial integrado a qualquer câmera já instalada na infraestrutura urbana, combinando três inteligências artificiais e recursos como blitz inteligente para tornar a segurança pública mais eficiente e precisa.

Outro momento significativo do FIIL foi a entrega dos certificados de credenciamento do SEPARTEC. O ambiente MóveisHUB, representado pelo Head de Inovação Ricardo Delgado, recebeu o reconhecimento, fortalecendo ainda mais sua posição como referência em inovação no setor moveleiro. Segundo Delgado, “o credenciamento no SEPARTEC amplia oportunidades de fomento, networking e colaboração, impulsionando a transformação e competitividade do polo de Arapongas, além de promover inovação e sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.”

O FIIL, portanto, consolidou-se como um evento-chave para impulsionar o ecossistema regional de inovação, conectando atores relevantes, reconhecendo soluções de impacto e estimulando o desenvolvimento sustentável e competitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima