Alunos de curso técnico de Arapongas participam de trilha de inovação

Estudantes do primeiro ano de Desenvolvimento de Sistemas do Colégio Polo concluiram o projeto no dia 7 de agosto, com o pitch de ideias

Trinta e oito estudantes do primeiro ano do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas do Colégio Polo, de Arapongas, no norte do Paraná, participam de uma Trilha de Inovação organizada pela Ninho Tech, Prefeitura de Arapongas e Sebrae/PR. O objetivo da ação é incentivar os alunos a pensarem de maneira diferente e encontrar soluções criativas para os problemas.

As atividades começaram no dia 24 de julho e serão encerradas em 7 de agosto. No período, os participantes farão três encontros, de cinco horas cada, para oficinas de definição de startup e design thinking, canvas e mínimo produto viável (MVP), validação e pitch – uma curta apresentação da ideia de negócio.

O coordenador do curso de Desenvolvimento de Sistemas do Colégio Polo, Sérgio Rodrigo dos Santos, conta que os estudantes estão motivados. Segundo ele, é a primeira vez que esses jovens têm contato com o tema startup.

“Está sendo uma experiência fantástica. Escolhemos essa turma porque eles estão iniciando num curso técnico e precisam amadurecer, vai ser importante para o crescimento, o entendimento em relação ao curso, o que desejam para o futuro e a vida deles”, analisa Santos.

A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, explica que a ação tem a parceria do Núcleo Regional de Educação de Apucarana e a intenção de levar os conceitos de empreendedorismo e inovação para alunos do ensino médio e técnico de Arapongas.

“São conteúdos que não estão na grade curricular das escolas, mas muito importante para preparar esses jovens e contribuir com o desenvolvimento do ecossistema de inovação local”, explica Cinara.

A secretária de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda de Arapongas, Claudia Lens, explica que a iniciativa integra o projeto de inovação que o Município tem com a Ninho Tech, a governança do ecossistema de inovação da cidade. A trilha de inovação é uma atividade indicada para estudantes acima dos 16 anos.

“Nosso objetivo é capacitar esses jovens para provocar o espírito criador e pensativo voltado para a inovação. Temos trabalhado para fomentar a cultura de inovação e capacitar a mão de obra com foco em tecnologia”, afirma Claudia.

No último encontro, programado para 7 de agosto, os estudantes farão a apresentação das ideias criadas durante a trilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima